Historia da Paroquia

Paróquia foi criada há 84 anos

O começo de tudo.

Em 1929, sabedores da existência de uma suposta cláusula no documento, que exigia a construção de um templo em dez anos e que, se o templo não fosse construído nesse prazo, o terreno voltaria aos herdeiros do casal, os Srs. Francisco A. Branco e Izaura de Almeida, juntamente com outras pessoas da comunidade, tentando preservar a doação, limparam e começaram a preparar o terreno para a construção de um barracão de madeira. O terreno era em forma de barranco, cheio de minas d’água, o que dificultava o trabalho. O primeiro casamento realizado foi o de Izaura de Almeida e Francisco A. Branco. O casal, por devoção à reza do terço, escolheu o nome de Anunciação para a capela. (texto publicado no Facebook, perfil de Shirley Carille, que fez a pesquisa a partir da revista de Neusa Amaral: “Paróquia N.S.da Anunciação – 60 anos de História – 1939/1999”).

Dez anos depois.

Por Decreto de Dom José Gaspar de Afonseca e Silva, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, justificada pela necessidade de se aumentar o número de Paróquias, considerando a grande extensão territorial a ser coberta pelas Paróquias de Sant’Ana e de Vila Maria e devido ao crescimento da população, bem como o desconforto dos fieis que tinham que se deslocar até a matriz, para recebimento de sacramentos e participar das celebrações, o Arcebispo delimitando o território de atuação, foi instituída a paróquia amovível de Nossa Senhora da Anunciação. Criada em oito de dezembro de 1939, por Dom José Gaspar da Fonseca e Silva, a Paróquia Nossa Senhora da Anunciação comemorou em 2022 oitenta e três anos de existência, na mesma data em que se comemora a festa da Imaculada Conceição de Nossa Senhora.

Padres que passaram pela Paróquia, sem esquecer a colaboração de vários seminaristas e diáconos que passaram temporadas na igreja:

Cônego Luiz Gonzaga Biazzi – paróco de 1939 a 1974

Padre Mário Beatriz de Almeida – Vigário Cooperador – 1968

Padre Elisio de Oliveira – Pároco de 1974 a 1975

Padre José Bezerra Sobrinho- Vigário Paroquial – 1974

Padre José Maria Afonso – Uso de Ordens de 1975 a 1986

Padre José Vieira de Moraes – Pároco – 1981

Padre João Augusto Monteiro – Sem Provisão – ajudou o Padre José Vieira

Padre Sérgio Matarazzo – Vigário Paroquial – 1986

Padre Antônio Simões Dias – Pároco de 1986 a 1995

Cônego Antônio Tozelli – Pároco de 1995 a 1999

Padre Benedito Ferreira Borges – Vigário Paroquial 1997

Padre Fernando da Silva Moreira – Sem Provisão

Padre Reinaldo Emílio – Sem Provisão

Cônego Laerte Vieira da Cunha – Pároco a partir de 20/07/1999 até nov/2006

Padre Edival Alves dos Santos – Vigário Paroquial a partir de 23/09/1999 e como Pároco de ago/2010 até fev/2014

Padre Geremias Gomes dos Santos – Pároco de dez/2006 a julho/2010

Padre Erly Guillén Moscoso – sem provisão – ajudou o Padre Geremias

Padre Antônio José Laureano de Souza – fev/2014 como Administrador Paroquial. Em 2017, Padre Antônio foi designado como Pároco. Ficou no cargo até dia 7 de fevereiro de 2021.

Padre Francisco Ferreira da Silva assumiu os trabalhos paroquiais em 8 de fevereiro de 2021.

Padre Edson José do Sacramento foi nomeado Administrador Paroquial em 15 de fevereiro de 2021. A missa de posse foi em 28 de fevereiro de 2021, presidida pelo bispo da região Santana, d.Jorge Pierozan. Saiu em 25/02/2023.

Padre Antonio Pedro dos Santos foi nomeado em 9 de fevereiro de 2023 e a missa de posse aconteceu dia 26/02/2023 presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer.

Inscreva-se nas nossas redes sociais

Fortaleça seus laços com a Paróquia Nossa Senhora da Anunciação. Temos perfil no Youtube, Twitter, Facebook e Instagram. Acompanhe as publicações e fique por dentro das atividades programadas.